04/11/13

XPTO II - França, Bordeaux

Boa tarde, o meu nome é Frederico Catapirra e eu sou um dos "concorrentes" destacado para um estágio em França, Bordeaux e vou contar mais ou menos o que por aqui tem acontecido (relativamente á experiencia que eu tive) ao longo dos primeiros 2 meses que nos encontramos cá! (faltam 4 dias para 2 meses)

Junto comigo vieram mais 4 portugueses sendo esses: Sara Martinho, Francisco Ferreira, Joana Ropio e Rita Miranda. Logo nos primeiros dias nos demos bem, conhecemo-nos e criamos ligações uns com os outros pois durante estes 3 meses iriam ser a nossa familia cá.

Na primeira e segunda semana era o curso de francês que nos foi dado pela INSUP durante o horário da manhã. após o curso, almoçávamos e ia-mos visitar a cidade, conhecer os pontos importantes, ver os museus, entre outras coisas; A cidade é de facto muito bonita, com edificios, estátuas, torres, museús deveras magnificos!

eis alguns dos locais pelos quais passámos:


Antigo coliseu romano

Vista sobre o jardim de St. Michel e casa de uma familia outrora rica de bordeaux (o edificio que se parece com uma mansão)


Place de quinconces











Decidimos também explorar a vida nocturna em bordeaux, infelizmente os preços não são tão acessiveis como em Portugal, mas também o estilo de vida que aqui existe não se compara (na minha opinião) ao nosso país sendo o estilo de França (Bordeaux) bastante superior.








Após o começo do estágio sabiamos que iria ser um desafio pois uma das grandes barreiras seria a lingua e no inicio foi um grande desafio mas, após quase 2 meses cá, a evolução na língua nota-se bastante, principalmente ás pessoas que não percebiam praticamente nada (falo de mim). Neste momento consigo manter uma conversa totalmente em francês, consigo compreender o que me é dito; ainda há algumas barreiras como é óbvio mas o resultado é bastante optimista a meu ver.

Durante o estágio o pessoal distanciou-se um bocado,como é óbvio, pois o trabalho assim o exigia, no entanto aos fim-de-semanas e uns finais de tarde durante a semana, se possível, encontráva-mo-nos para um café simplesmente para manter a conversa em dia.

Conhecemos pessoas que, como nós, se encontram na mesma situação (a usufruirem do programa xpto II Leonardo Da Vinci) e demo-nos bem apesar das diferentes línguas (Italianos, Ingleses, Espanhóis) e nos finais de outubro, uma italiana Chamada Antonelle que se encontra na mesma familia de acolhimento que eu tinha feito anos no dia 23 de Outubro e como eu faria a 25 Outubro decidi-mos organizar uma espécie de festa em casa (com a permissão da familia) e juntar-mos todas as pessoas que conheciamos que se encontravam no programa. Foi uma noite muito interessante pois confraternizá-mos com várias pessoas na mesma situação que nós.

(peço desde já desculpa se alguma das imagens for inapropriada mas uma festa é uma festa!)










Neste momento, encontramo-nos todos bem (falo pelos portugueses) contentes por aqui estar e ter uma oportunidade destas!
Quando tiver tempo voltarei a postar no blog, até lá espero que esta publicação vos elucide de alguma maneira o nosso trajecto neste país

Cumprimentos
Frederico Catapirra

Sem comentários:

Enviar um comentário