20/11/13

Tugas por Derry/Londonderry

Hey muckers! What’s the craic?

Somos 5 portugueses por terras Irlandesas, mais concretamente Derry. A cidade é actualmente a City of Culture 2013 – UK. Mas como viemos cá parar?! Através do Projecto XPTO – II.

O projecto baseia-se num estágio, com duração de três meses, no estrangeiro. A candidatura e o processo de selecção foram bastante simples, tendo sido levado a cabo pela entidade promotora – Euroyouth Portugal. É esta organização que cuida de todo o processo burocrático no território nacional – selecção dos candidatos, atribuição de bolsa, planeamento da viagem até ao destino e retorno e constante monitorização da nossa experiência. Por sua vez, aqui em Derry, a North West Acadamy (NWA) foi a entidade que nos acolheu e se responsabilizou por nos fornecer o curso de língua, encontrar alojamento e local de estágio.

As duas primeiras semanas…

Após a aterragem, começamos no dia seguinte com uma reunião na NWA, onde conhecemos mais dois grupos de portugueses. Este dia foi uma introdução à academia, cidade, curso de língua e estágio. O staff da academia é bastante acessível; todas as dúvidas foram dissipadas. Consoante o nosso nível de inglês, fomos destacados para diferentes turmas, sendo estas constituídas por alunos de outras nacionalidades – espanhóis, franceses, italianos… Foi muito fácil de integrar a comunidade estudantil, especialmente através das actividades organizadas pelo departamento social da NWA- desde quizz ou bowling night a excursões durante o fim-de-semana.  Estamos sempre a conhecer novas pessoas através destas actividades. It’s been great!


Com a conclusão do curso de língua, cada um de nós iniciou o estágio na sua área de formação: Antonieta, Turismo, Lazer e Património – Travelodge Hotel; Dulce, Engenharia do Ambiente – The Conservation Volunteers; Pedro, Vendas/Marketing/Publicidade – Kular; Raquel, Turismo - Beech Hill Country House Hotel; Margarida, Psicologia - Foyle View School.

A cidade é pequena, mas com um grande património histórico – bastante recente inclusive. Tem uma vida nocturna e tanto e as pessoas são sempre prestáveis e simpáticas. O Pub mais conhecido e frequentado é o Peadar O'Donnells por ser também o mais tradicional, apesar de existirem muitos mais na cidade.
  Às cinco horas da tarde os pub’s já começam a encher. Nestes encontram-se irlandeses de cerveja de mão, às gargalhadas, a cantar alegremente. Em quase todos os pub’s existe música ao vivo – e para todos os gostos! Desde pop/rock no Mason’s bar, até à música irlandesa tradicional do Peadar O’Donells. Em todas as saídas conseguimos conhecer uma pessoa nova.
Aproveitar para conhecer outras cidades é o que temos feito. Aqui vão algumas das nossas aventuras:


Peace Bridge - Derry

Bogside - vista da Derry Walls


Dublin - Temple Bar

Trinity College - Dublin

Oscar Wilde - Dublin

Guinness Storehouse - Dublin










Carricke-a-Rope

Giants Causway

Giants Causway

Giants Causway





























Happy Days!
Mas nem tudo é passeio. Esta experiência tem-se revelado uma mais valia no que concerne ao nosso percurso profissional, nomeadamente – desenvolvimento da língua inglesa; expandir horizontes; desenvolvimento da capacidade de autonomia e de relacionamento com outras pessoas/culturas; ideias para novos projectos e/ou planos; enriquecimento pessoal; encher as vistas com lindas paisagens. Contras? Só existem se ficares sentado em casa!

Bye bye! 

Antonieta Rodrigues|Dulce Belo|Pedro Costa|Raquel Pereira|Margarida Cardeano|Diogo Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário