08/11/14

De Viena para o MUNDO

Ora bem, por muito que tente, será sempre impossível traduzir a espectacularidade desta experiência em palavras. Mas vamos lá tentar!
Esta foi a minha primeira experiência de vida no estrangeiro. Como podem calcular os meus níveis de ansiedade e até de nervosismo andavam nos píncaros. Compreensível, mas completamente injustificado. A Euroyouth faz tudo para que nos sintamos tranquilos e seguros, e o mesmo acontece com a companhia que nos recebe no pais de destino.

Mas vamos lá à vida na cidade.

Os primeiros dias são agitadíssimos! Sítios para conhecer! Compras! Sítios para visitar! Mais compras! Descobertas infinitas! Há um mundo novo para descobrir quando se abre a porta da rua. E no nosso caso, outro dentro da residência, onde várias nacionalidades e culturas se encontram diariamente. 

Em Viena, apesar do tempo ser frio e cinzento, há pontinhos de música e cultura que aquecem o coração e dão vida ao dia em muitos pontos da cidade. Um violista aqui, uma harpista acolá, um senhor a tocar acordeão... Há música em todo o lado. Exposições novas todas os fins de semana. Imensas actividades gratuitas e nem vou falar da arte pasteleira... Sim, arte! 

Mais do que uma experiência de trabalho, a Euroyouth providencia uma experiência de vida com todas as suas vertentes: social, profissional e todas as outras! 

Quando voltar levo comigo amigos, memórias lindas, e uma aprendizagem técnica laboral que não possuía antes. Mais importante ainda... A certeza de que ficarei bem se eventualmente sair de Portugal mais permanentemente. 

Estás à espera de quê?
Descobre-te enquanto descobres outra cidade!


Apresento-vos a malta de Viena. Fiquem bem!

1 comentário:

  1. Boa noite pessoal Tuga,

    Antes de mais quero pedir desculpa por mim é pela malta que está em Viena (Wienna) pela demora das noticias...

    Passados um mês e meio desde a nossa chegada a Viena (05/09/2014) muitas coisas foram vividas por cada um de nós...
    Inicialmente só com as aulas de alemão aproveitamos para visitar e passear mais por Viena e ir aqueles pontos mais emblemáticos da capital da Austria como por exemplo: Palácio de Schönbrunn; Palácio Belvedere; Hundertwasserhaus; Museu Mumok; Opera;Prater etc.

    No que se refere à Austria e aos austríacos em geral eu posso dizer que fiquei surpreendido pela positiva porque fui muito bem recebido no meu trabalho, e nas pessoas que fui conhecendo entretanto. Na sua grande parte os austríacos falam bem o inglês o que nos ajuda a comunicar com eles e a ser mais interventivos.
    A capital da Austria Viena é uma cidade imperial e com edifícios lindíssimos carregados de história e memórias reflectidas nas suas paredes os ornamentações. Os transportes funcionam muito bem e sem atrasos nos quais podemos ir a vários pontos distantes da cidade em pouco tempo. A comida e doçaria são muito boas mesmo, de comer e chorar por mais (mas mesmo assim prefiro a comida portuguesa.
    Eu já tive a oportunidade de ir ver uma Opera ao vivo e fui um espectáculo grandioso e monumental, foram 4 horas de com uma orquestra ao vivo e com actores fantásticos, muito bom mesmo vale a pena ver.
    Uma cidade com um número elevado de várias culturas, onde as que mais se destacam são: as de leste, turca.... Mas a comunidade portuguesa aqui a aumentar cada vez mais.
    Por isso o balanço até ao momento é muito positivo em relação a Viena e aos seus habitantes.

    E em relação a aprendizagem do alemão foi muito pouco tempo para aprender o básico ficamos todos com quase nenhuns conhecimentos da língua que é bastante complicada de aprender em tão pouco tempo e com a quantidade de matéria dada em apenas duas semanas.....Mas as aulas correm bem, a professora era uma senhora encantadora... Dá sempre para ficar com algumas noções: "Ich bin Luís" "Ich Komme aus Portugal"...

    Passando a ter só os fins de semana livres (sim todos temos os fins de semana livres) devido ao início dos estágios aproveitamos para conhecer alguns países aqui à volta da Austria.
    Inicialmente fomos a Bratislava capital da Eslováquia que fica a cerca de 1 hora de Viena cidade muito bonita e com atmosfera agradável comida muito boa e acessível.
    De seguida fomos a Budapeste capital da Hungria cidade que eu pessoalmente mais gostei até agora devido à sua variedade e quantidade de coisas agradáveis de se ver, com pessoas descontraídas e com uma noite agradável mas também como muita pobreza reflectida no número de pessoas que viviam nas ruas, apesar de ser a cidade mais acessível até ao momento.
    Por fim "até ao momento ;) " na visita as capitais fomos a Liubliana (Ljubljana) na Eslovénia cidade muito pitoresca devido ser uma cidade pequena onde está tudo concentrado na zona centro da cidade, onde as esplanadas de bares cafés e restaurantes proliferam ao longo das margens do rio.

    Em relação aos estágios estamos todos a dar o máximo nos mesmos, onde as aprendizagem, expectativas e trabalhos são diferente. Estes factores levam a diferentes estados de espírito, entusiasmo e motivação.
    No meu caso estou a trabalhar numa empresa de recursos humanos (Brenner & Company) onde tenho como principais tarefas receber os emails de candidaturas a anúncios de trabalho, onde selecciono a informação mais importante e coloco na base de dados. Mas sei que por não dominar alemão tanto falado como escrito as minhas tarefas ficam limitadas, mas mesmo assim estou a gostar imenso e a tirar o máximo de conhecimentos possíveis para futuras oportunidades na minha área.


    PS: Relativamente ao tempo aqui em Viena está a ser uma surpresa bastante agradável pois temos tidos dias com muito boa temperatura e com sol na grande parte deles..... :)

    Desde já me despeço desde Viena,

    Danke,

    Auf Wiedersehen,

    Luís Vinagre

    ResponderEliminar