25/03/12

EUROYOUTH "XPTO" em ESTOCOLMO

O Projecto Leonardo da Vinci proporcionou-me a vinda para um destino fantástico: Estcolmo, Suécia! 

Sergels Torg, uma das praças mais importantes da cidade de Estocolmo (no centro da cidade)



A nossa aventura por terras nórdicas iniciou-se com a seguinte pergunta por parte dos nossos senhorios “Do you want a coffee?” – e aqui começou a nossa experiência tipicamente sueca. 


A adaptação foi bastante fácil e juntamente com o João Centeno, o colega de Fisioterapia que veio comigo, tenho experienciado esta excelente oportunidade. 


Uma visita recorrente no nosso quintal

Estamos a tentar viver esta experiência ao máximo, para isso, temos aproveitado para visitar museus, experimentar a gastronomia sueca, assistir a jogos de hóquei, viajar para outros países, entre outras coisas mais. 



No Naturhistoriska Riskmuseet, um dos museus que visitámos 


A viagem a Riga


Devido à localização estratégica da Suécia e aos preços bastante acessíveis. Já visitámos Riga (Letónia), Helsínquia (Finlândia) e Talin (Estónia). 


Quando fomos assistir ao jogo de hóquei no gelo entre a Suécia e Finlândia (3-2), no Eriksson Globe Arena.

Tivemos de experimentar uns docinhos suecos no Skansen,  o primeiro museu ao ar livre do mundo, abriu em 1891 para mostrar como as pessoas viviam outrora. Cerca de 150 cavalos e edifícios rústicos foram trazidos de todos os locais da Suécia.


Cavalo de Dala, um dos símbolos da Suécia


Semla (ou fastlagsbulle) - pasta de amêndoas, creme de leite e pão. É um bolo extremamente importante para os suecos e está associado à Quaresma, especialmente, à segunda-feira de Carnaval ou terça-feira gorda (Fettisdagen - o dia em que todas as gorduras e outros produtos perecíveis são tradicionalmente consumidos antes da Quaresma)
 



Os suecos prezam uma vida calma, sem stress, com muito café (todas as desculpas são boas para o “fika”) e exercício físico (até já aderimos à utilização de um step counter, já que todos os nossos colegas de trabalho também têm um).

Fika com o melhor e maior Kanelbulle de Estocolmo


Quanto ao convívio com outros suecos, infelizmente só o conseguimos no local de trabalho porque eles são pessoas extremamente reservadas. A nossa vida social tem-se apoiado na comunidade de Erasmus em Estocolmo. Contudo, os suecos prezam o convívio no trabalho e um dos muitos exemplos disso é a reunião semanal que junta todos os Biomedicinsk Analytiker (o equivalente sueco aos Técnicos de Cardiopneumologia) e todos os médicos do departamento no qual estou a estagiar. Após a reunião, dirigimo-nos à sala onde almoçamos e onde nos reunimos nas diversas pausas que fazemos ao longo do dia para tomar café, onde podemos tomar o pequeno-almoço, já que neste dia, duas pessoas estão responsáveis por trazer alguns alimentos para o pequeno-almoço de todos os elementos do departamento.


Pequeno-almoço no departamento no qual estou a estagiar


No final desta aventura, posso concluir que, para além da excelente oportunidade de conhecer um novo país e outra cultura, também beneficiei o meu currículo profissional, já que tive a oportunidade de estagiar numa das melhores instituições de saúde.


Daqui a uma semana, estaremos de volta a Portugal e ambos sabemos que vamos sentir saudades desta cidade fantástica e deste país que tanto tem para oferecer.