“XPTO II – EXCELLENCE IN PROFESSIONAL TRAINING OPPORTUNITIES”
“EUROYOUTH PROMOVE MOBILIDADE EUROPEIA DE JOVENS PORTUGUESES”
PROGRAMA LEONARDO DA VINCI
A segunda edição do Projeto XPTO foi aprovado pela Agência Nacional PROALV e tem como objetivo proporcionar Bolsas de Mobilidade a 18 jovens portugueses para Espanha, Áustria, França, Itália e Reino Unido, durante 14 semanas.
O público-alvo ao qual se dirige são: recém diplomados (licenciatura ou formação profissional), à procura de um emprego ou em reconversão profissional, entre os 18 e os 35, provenientes das seguintes áreas de formação: Engenharias ambientais e da natureza, Área social, Turismo, Gestão, Ciências da tecnologia e informação, Marketing, Recursos Humanos e Gestão de eventos.
Se estás interessado em saber mais sobre o projeto ou em receber informação de quando estiverem abertas candidaturas, envia email para info@euroyouth.org, a/c Sofia Antunes.
Um dos domínios da Estratégia de Lisboa é a aposta na qualificação, emprego e coesão social. A participação destes jovens aumentará os seus níveis de qualificação profissional e linguística, e trará para Portugal jovens mais dinâmicos e empreendedores atentos às oportunidades que os rodeiam e com perspetivas e ambições elevadas, beneficiando o tecido empresarial, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do país. Por outro lado, reforça a motivação e autoconfiança, ao mesmo tempo que se abrem horizontes, reforçando regressos empreendedores, bastante necessários no modelo de vida nacional e europeu.
O Projeto insere-se num marco de desenvolvimento Nacional e Europeu, com objetivos específicos que pretendem AUMENTAR OS NÍVEIS DE EMPREGABILIDADE com base numa economia mais produtiva, gerando uma sociedade coesa e de conhecimento. Cada vez mais é necessária a aposta na melhoria de qualificações das pessoas presentes no mercado de trabalho, melhorando os seus níveis de empregabilidade, estando atualmente a taxa de desemprego nos 13,5%. Ao apostarmos na mobilidade de jovens e consequentemente no aumento dos níveis de empregabilidade, estamos também a cumprir o nosso papel enquanto empresa com responsabilidade social.
Assim, os OBJECTIVOS deste Projeto são: (a) Contribuir para a formação profissional, pessoal e social dos jovens através da sua integração em programas de formação internacional, (b) Consolidar a formação profissional e mobilidade como um elemento essencial na formação pessoal e profissional dos jovens, (c) Fomentar uma rede de parcerias entre instituições-chave para a inserção dos jovens no mercado de trabalho (ligação entre ensino/empregadores/comunidade) e (d) Contribuir para uma maior igualdade de oportunidades na atribuição de Bolsas LdV a nível nacional que atualmente exclui várias cidades e pequenos estabelecimentos, e portanto inúmeros jovens