O Projecto Leonardo da Vinci proporcionou-me a vinda para um destino fantástico: Estcolmo, Suécia!
Sergels Torg, uma das praças mais importantes da cidade de Estocolmo (no centro da cidade)
|
A nossa aventura por terras nórdicas iniciou-se com a seguinte pergunta por parte dos nossos senhorios “Do you want a coffee?” – e aqui começou a nossa experiência tipicamente sueca.
A adaptação foi bastante fácil e juntamente com o João Centeno, o colega de Fisioterapia que veio comigo, tenho experienciado esta excelente oportunidade.
Uma visita recorrente no nosso quintal |
Estamos a tentar viver esta experiência ao máximo, para isso, temos aproveitado para visitar museus, experimentar a gastronomia sueca, assistir a jogos de hóquei, viajar para outros países, entre outras coisas mais.
No Naturhistoriska Riskmuseet, um dos museus que visitámos
|
A viagem a Riga
Devido à localização estratégica da Suécia e aos preços bastante acessíveis. Já visitámos Riga (Letónia), Helsínquia (Finlândia) e Talin (Estónia).
|
Quando fomos assistir ao jogo de hóquei no gelo entre a
Suécia e Finlândia (3-2), no Eriksson Globe Arena.
|
Cavalo de Dala, um dos símbolos da Suécia |
Os suecos prezam uma vida calma, sem stress, com muito café (todas as desculpas são boas para o “fika”) e exercício físico (até já aderimos à utilização de um step counter, já que todos os nossos colegas de trabalho também têm um).
Fika com o melhor e maior Kanelbulle de Estocolmo |
Quanto ao convívio com outros suecos, infelizmente só o conseguimos no local de trabalho porque eles são pessoas extremamente reservadas. A nossa vida social tem-se apoiado na comunidade de Erasmus em Estocolmo. Contudo, os suecos prezam o convívio no trabalho e um dos muitos exemplos disso é a reunião semanal que junta todos os Biomedicinsk Analytiker (o equivalente sueco aos Técnicos de Cardiopneumologia) e todos os médicos do departamento no qual estou a estagiar. Após a reunião, dirigimo-nos à sala onde almoçamos e onde nos reunimos nas diversas pausas que fazemos ao longo do dia para tomar café, onde podemos tomar o pequeno-almoço, já que neste dia, duas pessoas estão responsáveis por trazer alguns alimentos para o pequeno-almoço de todos os elementos do departamento.
Pequeno-almoço no departamento no qual estou a estagiar |
No final desta aventura, posso concluir que, para além da excelente oportunidade de conhecer um novo país e outra cultura, também beneficiei o meu currículo profissional, já que tive a oportunidade de estagiar numa das melhores instituições de saúde.
Daqui a uma semana, estaremos de volta a Portugal e ambos sabemos que vamos sentir saudades desta cidade fantástica e deste país que tanto tem para oferecer.